
Infelizmente Spielberg não me convenceu.
Munich esteve rodeado de controvérsia desde o minuto em que foi anunciado. Eu continuo dividido, se por um lado Spielberg consegue ter rasgos de génios por outro não consegue, desde há algum tempo, ter uma obra coesa do inicio ao fim. Em War of the Worlds precipitou-se no final e em Munich alonga demasiado o início.
Os atentados de 1972 ao 11 atletas acaba por ser renegado para segundo plano, centrando a história de Munich no percurso do homem que vai vingar as vítimas dos atentados.
Para mim o ponto mais negativo do filme é a primeira hora, em que eu só me apetecia dizer "despaxem lá os gajos que eu já não tou com pachorra para isto". Por mais bonita que seja a fotografia, por mais perfeita que esteja a realização, a história não me conseguiu empolgar. Muito pelo contrário, estava mesmo a aborrecer-me. Não sei se será o meu total desinteresse por filmes políticos (também não fiquei particularmente fascinado com Syriana, que tem algumas similaridades com este), o certo é que quando o filme começa a ficar interessante eu simplesmente já não estava para ali virado. Já tinha perdido o entusiasmo e estava demasiado bem disposto para me deixar deprimir pelo final amargo de Spielberg.
Não quero com isto dizer que seja um mau filme, porque não o é, mas não mexeu com qualquer sentimento em mim. O bocejo talvez tenha sido a minha única reacção. A ambição de um filme que não passa de bom, forçando cenas magistrais, num todo que não é concordante com isso.
Percebo quem gosta muito, não percebo quem diz que é uma obra-prima. É um bom filme, que daqui a uns tempos já poucos se lembrarão.  A minha classificação é de: 7/10Etiquetas: Criticas |
talvez seja uma mera questão de expectativas. eu pessoalmente também não esperava nada do outro mundo, apenas não matar a cabeça após uma frequência de semiologia. tecnicamente, como creio que concordas, é um filme especial. do ponto de vista narrativo, considero até original a forma como pega na história do atentado mas, lá está, quase 3 horas de filme é algo muito complicado - não é fácil conseguir manter as pessoas interessadas durante o tempo todo.
é um bom filme, sim.acho também que o tratar um assunto polémico e actual (conflito israelo-árabe) ajudou a que fosse tão falado.
P.